sábado, 18 de fevereiro de 2017

Decor | My Dream Kitchen

Olá meus amores!
Esta semana está complicado de conseguir que as palavras fluam para vos trazer um post, mas decidi que  não ia adiar mais.

A Cozinha impera no que toca à decoração. Desde pequena que sou fã de programas de decoração, começando pelo Querido Mudei a Casa , e descobri recentemente que a divisão que mais adoro ver a ser remodelada nestes programas é a cozinha. Talvez seja mania, talvez seja por ter passado grande tempo da minha vida na minha cozinha, não sei explicar. Só tenho a dizer-vos que quando entro numa cozinha é como se estivesse em casa.


Iluminação


A Cozinha é o sítio onde preparamos todas as nossas refeições e onde por vezes as consumimos, por isso precisamos de uma boa iluminação. Na hora de preparar e de cozinhar os alimentos precisamos de ver o que estamos a fazer e por isso para mim uma cozinha tem de ter uma boa janela, colocada à frente da bancada onde preparamos os alimentos e uma boa iluminação artificial no centro da divisão para criar uma luminosidade ampla. Na escolha da cor da cozinha e dos móveis, a minha vai sempre para os brancos e o mármore claro, pois acho que tornam a cozinha muito mais iluminada e apelativa. Côr numa cozinha é como estarem a matá-la (muito dramatismo, eu sei, ahaha).


Arrumação

 A arrumação é indispensável em qualquer divisão. E na cozinha não é diferente. Devemos ter sempre as coisas nos mesmos sítios e sempre à mão. A minha cozinha tem bastante arrumação e mau era se não tivesse. Cá em casa a minha mãe é viciada em tupperwares e acreditem que eu já não sei onde ela há-de meter mais. Juro que sempre que vê uma caixa hermética os olhos delam brilham, mas isso já é outra história.

Acho que os armários devem ser em forma de L , mas isso já é algo ao gosto de cada um.
A minha cozinha ideal é com armários por cima e por baixo da bancada, tal como podem ver nas imagens abaixo. Ou,então, também podia ser um armário com uma bancada em mármore, e prateleiras em madeira clara por cima.




Refeições

Sou apelativa daquelas cozinhas dos filmes em que a mesa de jantar faz parte da cozinha, sabem como é?!  Por isso esta é mais uma área que não pode faltar na minha cozinha.
Para quem não gosta de almoçar e/ou jantar na cozinha sempre pode ter só um balcão de apoio.

Decoração (organização)




Eu adoro uma bancada ampla, clean e com alguns detalhes de decoração que nos permitem também manter os utensílios sempre à mão.
Na bancada gosto sempre de ter um espaço dedicado aos utensílios mais usados, como: facas, colheres da sopa, espátulas, tábuas de corte. A torradeira e uma máquina de café também não podem faltar, daí gostar de ter dois conjuntos de armários.
Ao lado do fogão tenho sempre três potezinhos com massa e arroz, um "vaso" de cerâmica com as facas e afins.
As tábuas de corte de madeira são a minha perdição, mas como o Miguel disse numa publicação, não são as mais higiénicas.
Adoro ver nas cozinhas um tabuleiro com o azeite, o vinagre, o sal, o óleo. Acho que fica bonito e assim é uma maneira de ter estas coisas sempre à mão.



Quem me conhece sabe que adoro ver programas de culinária e que receitas de doces são a minha perdição, por isso uma batedeira nunca pode faltar. A Batedeira da imagem é a minha menina de sonho e acho que tem uma tão bonita como esta só tem de a exibir aproveitar para decorar um cantinho da bancada.
Adorei a decoração que está nesta imagem, acho que não me importava nada de ter assim a minha cozinha...


Sou apologista de ter um fogão num sítio bem iluminado e por cima ter um "hanger" onde possamos pendurar as nossas certãs/frigideiras. 



As prateleiras por cima da bancada dão imenso jeito na hora de manter a louça que mais usamos sempre à mão e para as embelezar um bocado sempre podemos colocar um cacto ou um vazinho com flores. Os pratos e as canecas podem ficar nessa prateleira, assim estão sempre à mão, para alem de darem um toque à nossa decoração.
Já vos disse que sou viciada em canecas?!


O que não pode mesmo faltar é um frigorífico certo? Nele é onde guardamos os nossos bens alimentares como a carne, o peixe, vegetais, ovos, manteiga, etc... É uma parte muito importante na conservação dos alimentos e para quem tem um vintage acho que dá um ar muito cool na decoração não acham?!  Serei a única que não gosta nada de frigoríficos com ar "metálico" estilo o da imagem abaixo?

Não sou de todo uma pessoa digital no que toca a electrodomésticos. Para mim têm de ser ligados a uma tomada, funcionar como à uns anos atrás,  ser um fogão que funcione a gás, uma máquina de café que se tenha de esperar para aquecer e adicionar o café no manípulo.

Como podem ver com pequenas coisas fazemos a diferença. 






6 comentários:

  1. Mas sabes que eu também me sinto em casa na cozinha? É estranho, mas percebo essa tua sensação. São cozinhas de sonho as que escolheste <3
    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  2. Também adoro decoração! E acho que decorar ou remodelar uma cozinha deve ser das divisões que deve dar mais gozo (:
    As imagens que escolheste são lindíssimas! Têm um ar tão clean e tão bonito *o* adoro!
    Beijinho <3
    O Blog da Sofia

    ResponderEliminar
  3. Adoro as tuas ideias de decoração! Adorei o blog, segui *

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Amei suas deias de decoração! www.polianapereira.com

    ResponderEliminar
  5. Não tenho paciência para decorar, mas gosto de ver os resultados. Amei essas ideias. Já pensou em fazer um curso de design de interiores?
    https://www.youtube.com/gemanas (SE INSCREVA POR FAVOR, VAI AJUDAR MUITO!!)
    http://gemanas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar