terça-feira, 14 de junho de 2016

Tips & Tricks : O que fazer na época de exames



O que fazer ou não fazer na época de exames



Olá meus amores!
Como já vos disse estou a estudar para os exames e noto que tenho adotado algumas dicas que vi ao longo dos anos. Não sou pró nem nada disso, mas adoro ver o que resulta comigo, visto que é sempre o caos quando tenho de estudar a sério.

1º Apontar os conteúdos alvo de exame!
Pelo menos no secundário no site do IAVE os conteúdos alvo de exame, generalizados, estão expostos.
Acaba por ser uma mais valia porque acabamos por evitar estudar os livros todos, mas mesmo assim temos sempre de estudar coisas que não saem porque eles nunca nos revelam tudo.
Infelizmente descobri da pior maneira que o meu tempo mais rentável é de madrugada e como sei que se dormir de dia fico toda avariada do cérebro tive que tentar rentabilizar o meu dia ao máximo.

2º Ter um horário de Estudo
E a melhor dica que vos posso dar é: descubram o horário em que são mais produtivos.
Tentem dividir esse tempo para as cadeiras/disciplinas que têm de estudar e no resto do dia usem a técnica que vos dou a seguir.

3º Estudar - Pausa - Estudar

Sempre li que o nosso cérebro funciona melhor se fizermos pausas no estudo. Convém que as pausas não sejam longas, mas depende do tempo que vocês preferem estudar seguido.
Por exemplo eu gosto de ter uma pausa de 1h a cada 3 horas de estudo, sei que às vezes é menos o tempo de pausa, mas isto funciona muito bem comigo.

4º Boas horas de sono
Sei que é dificil dormir quando estamos sobre stress, mas temos que nos esforçar ao máximo. Tentem dormir pelo menos 6 horas e saiam da cama logo que o despertador toque. Passem logo a cara por água fria e vão ver que ficam muito melhor!

5º OFFLINE
Confesso que isto é muito importante, devemos evitar a 100º as redes sociais e a internet, mas é dificíl quando temos de estudar com suportes digitais. Por isso tentem resistir ao impulso de verificar o Facebook, o Instagram, etc. É difícil, mas não é impossível.

6º Bebam muita água
Sei que parece estúpido, mas acreditem que resulta muito bem. Em vez de estarem a comer porcarias nas horas de estudo o vosso estômago vai pensar que só precisa de água e o facto de terem ao vosso lado uma garrafa só vos ajuda porque não terão que se levantar para encher o copo.

7º Alimentação
Estupidez ou não os snacks são importantes porque as ditas "shit meals" acabam por nos retirar energia. Optem por comer algo mais saudável, não digo que os iogurtes do supermercado são 100º saudáveis, mas optem por um ou então por uma peça de fruta. As bananas estimulam o cérebro. Verdade ou mentira?! Eu confesso que tenho mais energia algum tempo depois de comer esta fruta.
Substituam o pequeno almoço por um batido bem cedo, entre as 6h e as 7h da manhã. Depois na vossa pausa do estudo podem optar por comer algo mais substancial, mas nada de se empanturrarem porque vocês estudam sentados e isso não é bom para o vosso sistema.

8º Exercício Físico
Um treino antes do estudo não digo, mas no fim do estudo acho que vos ajuda a relaxar. Se forem adeptos de exercício claro.
As caminhadas também podem fazer parte do exercício diário.

9º Transportes Públicos
Estupidez ou não acho que devemos evitar ao máximo os transportes públicos porque nos causam mais stress.

10º Day Off
É muito importante terem aquele dia para descansarem o corpo e a mente. Vão ver que ficam mais motivados para estudar sabendo que terão um  day off em breve.

11º  MÚSICA
Eu confesso que já me habituei a estudar com música, muitas vezes dou por mim a cantarolar a música que estou a ouvir ou pior a escrever a letra. A verdade é que a música me relaxa.

12º ESTUDEM MUITOPara último deixei a melhor dica. O último é sempre o primeiro! Certo?!
Estudem muito por mais que o sol, o calor, os passarinhos, as esplanadas, a praia, etc, chamem por vocês.
Vão ver que se tirarem boa nota no exame vão passar as vossas férias mais tranquilas!

Ainda esta semana vai ser mais um OOTD, espero que estejam atentos.

   

5 comentários:

  1. Há que estudar e garantir a boa nota :)
    Não conhecia o blog mas adorei e já estou a seguir!
    Beijinhos!
    An Aesthetic Alien | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Que boas dicas minha querida! Eu também me concentrava muito com música!
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
  3. Muuuuito obrigado querida :D Sei bem o quão complicado é arrumar em pouco espaço. Aprendi a rentabilizá-lo ao máximo, acredita :D

    Eu fazia praticamente a mesma coisa. Contudo, o meu estudo focava-se mais em apontamentos sempre feitos por mim :P

    NEW CITYBREAKS POST | I went: Rock In Rio Lisbon 2016.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  4. Boa dicas. Nunca consegui estudar sem música!
    Beijinhooo
    Ritissima Blog

    ResponderEliminar
  5. Não tenho saudades nenhumas das épocas de exame :p

    MY KIND OF JOY

    ResponderEliminar