domingo, 28 de fevereiro de 2016

À Portuguesa ou à Michelin ??

Boa tarde meus amores!
Hoje venho "discutir" um assunto muito controverso, mas que tem devida importância, na minha opinião, nas nossas vidas.

À pouco estava a fazer "scroll" no feed de notícias do facebook e deparei-me com uma história de um senhor que foi a um restaurante gourmet pela primeira vez e resolvi partilhar a minha opinião sobre uma coisa. Deixo-vos o tesmunho do senhor abaixo:

"FUI AO GOURMET E LIXEI-ME

Sou um tipo moderno. E chique. Muito chique. Por isso não podia deixar de entrar num restaurante gourmet da moda. Vesti um Armani que comprei num saldo dos chineses, calcei umas sapatilhas com uma virgula estampada que regateei ao ciganito da feira e esvaziei, pelo pescoço abaixo, meio frasco de Chanel dos marroquinos.

E foi assim, cheio de cagança, como mandam as regras do pelintra luso, que fui jantar ao tal restaurante, gerido por um “chef” reputado com categoria internacional e olímpica.

Tramei-me! Antes tivesse ido ao tasco da esquina aviar uma bifana! Confesso que já levei muita tanga, mas como esta, nunca! Passei fome, fui gozado e fui roubado!

Sempre achei que cozinhar era um acto de descontracção, de partilha, de alegria, de afecto. E eu devia desconfiar, porque aqueles concursos gastronómicos das TVs transformaram uma actividade social sadia, numa agressão stressante, provocadora de lágrimas e depressões. Já para não falar das parvoíces dos mestres cozinheiros da moda, cujos pratos estapafúrdios e minimalistas se apelidam agora de “criatividade culinária”.

Colocaram-me um prato à frente que foi mais difícil de decifrar que as palavras cruzadas do JN ao domingo. Um prato que exibia 5 cm2 de um pobre robalo que pereceu inutilmente só para lhe extraírem um pedacito do cachaço, meia batata engalanada com um pé de salsa, e 2 ervilhas a nadarem numa colher de chá de um azeitado molho de escabeche, bem disfarçado com um nome afrancesado que nem vem nos dicionários. Para remate, três riscos de uma substância pastosa, estilo Miró, para preencher os restantes 90% do prato vazio.

E o bruto do português, habituado à sua travessa de cozido e ao panelão de feijoada, olha para aquilo com uma cara de parvo capaz de partir todos os espelhos lá de casa.

Esboça-se um sorriso amarelo, engole-se em seco, diz-se que está tudo óptimo ao empregado de mesa que mais parece uma melga à nossa volta, e enfiam-se dois Xanaxs quando nos metem a conta à frente. E, a muito custo, cala-se o berro de duas peixeiradas à nortenha que nos vai na alma.

Nunca mais lá volto. E sabem que mais?

Porque se quero comer aperitivos, como bolinhos de bacalhau e tremoços, que são muito mais saudáveis e baratos.

Porque para ver pintura abstracta, vou a uma exposição.

Porque detesto jantar uma comida onde toda a gente meteu as mãos.

Porque para ser roubado bastava ir à Autoridade Tributária, vulgo Finanças.

E, acima de tudo, porque desconfio de um cozinheiro que vive e trabalha com a ambição obsessiva de ser medalhado por uma companhia de pneus."

Adorei este tesmunho porque acho que o gourmet é para pessoas que não gostam de comer muito! Sim, é essa a minha opinião.
Adoro comer e está é a razão pela qual acho que os grandes chefes são malucos porque servem comida que não enche a barriga a um bebé. Pelo amor de Deus uma pessoa só de ver os preços das coisas nos tais restaurantes já não tem vontade de comer nada e o preço que se paga pelo dito prato dava para um bocado de polvo ou de cabrito e fazer comida para a família toda!
Infelizmente a moda agora é comer porções gourmets e não comer em condições! As pessoas preferem (desculpem o termo) uma Caganita no prato do que um belo prato de cozido à portuguesa. Infelizmente as pessoas preferem comer "comida saudável" do que comer bem e gastam rios de dinheiro em comida... Acho ridículo. Sim, podem estar contra mim, mas eu acho que uma barra energética não vos vai dar mais energia do que uma peça de fruta, acho que um prato gourmet não vos vai encher a cova dum dente e que a comida portuguesa é boa porque vos enche a barriga! Pelo amor de Deus eu gosto de comer bem, não quer dizer que coma uma panela de arroz de pato, mas como um prato cheio e se quiser repito.

Lembram-se de vos dizer que mantinha o peso? Pois é, já não sou assim. Infelizmente por não comer bem em casa deixei a minha linha em risco. E passar fome num restaurante gourmet não é para mim. Prefiro ir ao supermercado e comprar umas douradas e umas batatas e comer dourada grelhada com batata cozida do que abdicar de comer bem!

E pronto aqui fica o meu testemunho! E agora venham comer o belo Cozido à Portuguesa ou umas belas Tripas à moda do Porto.


2 comentários:

  1. epah...eu odeio ter de ser a 'do contra' mas eu pessoalmente acho esse testemunhode péssimo gosto. o 'gajo' faz de si mesmo o mais 'parolo' possivel, vai ao restaurante depoois de já ter visto os ditos programas de tv, e sabendo ao que ia, depois ainda se queixa???

    eu também prefiro comida a sério, é um facto, mas também um facto que alguns restaurantes servem a uma pessoa uma porção que lhe sobra para três refeições e isso não é correto...

    exatamente por adorar ver aqueles programas de TV mas saber que aquilo não dá comigo é que eu não vou a restaurantes gourmet... por isso e porque não tenho fundos!

    http://tehteh25.blogspot.com

    xoxo

    ResponderEliminar
  2. Hi! I'm starting a blog about fashion and beauty ) Welcome! http://beautypumma.blogspot.ru/ Followback!=)

    ResponderEliminar